terça-feira, 19 de novembro de 2019

A todo vapor - Aula 2
Trabalhar a revolução industrial é um desafio para professores da rede municipal de ensino, especialmente em escolas que atendem regiões periféricas, devido a distância temporal e geográfica da realidade dos alunos.
Para aproximar o conteúdo à sua realidade, na aula do dia 04 de setembro, foi apresentado aos alunos uma série de manchetes e fotografias, fontes históricas do período em que a estrada de ferro e o trem a vapor chegam em Caxias do Sul. Feito isso, foram distribuídas folhas A3 para que produzissem uma capa de jornal, como se fosse da época, falando sobre a chegada do trem e o impacto deste evento no território caxiense. 
Mais uma vez as oficinas se mostraram uma excelente ferramenta de ensino aprendizagem, associando o conhecimento sobre o fato histórico à conhecimentos sobre geografia, sociedade, cultura, etc, os alunos podem dar sentido bem mais complexo a este evento vinculando-o com outros saberes, fazendo das aulas de História uma via para compreender o presente e repensar o futuro. 
Por exemplo, o fato dos primeiros imigrantes negros terem chegado a cidade nessa época, como mão de obra barata para a construção da estrada, abriu espaço para a discussão sobre a permanência de valores racistas, característica estrutural da sociedade brasileira, e os valores que se enfrentam com essa realidade no sentido de construir um mundo melhor para todos. 
Outro ponto destacado durante a aula, foram as variadas possibilidades que o trem trouxe para o município, como o transporte acelerado de importantes frigoríficos e vinícolas situadas na região de Forqueta e bairro Desvio Rizzo. Com o novo meio de transporte, os alunos ficaram surpresos em pensar que antes da chegada do trem, viajantes e comerciantes iam até porto alegre de mula, ou cavalo, e foi impactante a reação da turma ao descobrir o tempo que os viajantes demoravam para percorrer o percurso antes e depois da chegada do trem. 

Turma: 81, 82 e 83
Foto: Guilherme Dalmoro

Bolsistas: Alexia Assoni, Angélica Lemos, João Cavalheiro, e Guilherme Dalmoro
Alunos atendidos: 60 alunos do Ensino Fundamental
Supervisão: Profº Eliane Cardoso e Profº Paulo Marmentini 

Apoio: PIBID/CAPES/UCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário