quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Oficina: Corpo e Mente

      No dia 15 de setembro aconteceu mais uma execução da oficina filosófica nomeada Corpo e Mente. Os pibidianos Ailson Chaves e Gabriel Andreghetti conduziram as turmas 102 e 101 a uma interessante reflexão sobre a realidade que nos cerca, oportunizando o debate com algumas das ideias mais consagradas da filosofia.


      O tema Corpo e Mente abre alas, para filosofar acerca da concepção de realidade que temos. Ao serem indagados sobre a realidade, os alunos se apropriaram de alguns dos conceitos dos antigos gregos, como Metafísica e as noções de realidade sensível e realidade inteligível de Platão

       Para o oficineiro Gabriel, "é Interessante destacar a predisposição e interesse dos estudantes com o tema, uma vez que, tanto para Platão como para outros filósofos modernos e contemporâneos, como Descartes, o problema da realidade ainda nos é indissolúvel e tem tomado interessantes proporções no debate filosófico atual."  

      "O problema filosófico da realidade é traduzido hoje com a questão: "Robôs podem vir a ter consciência". Aqui fica evidente que a questão que norteia a reflexão se torna ampla o suficiente para dialogar com conhecimento científico, oportunizando um interessante paralelo entre ciência e filosofia, e, também, por se tratar de realidade, um diálogo transversal com crenças religiosas", analisou o oficineiro Ailson Chaves. 

    Dentre as atividades do programa da oficina estão, principalmente, a elaboração de uma noção de realidade dualista ou não dualista, em que os alunos são convidados e expor no papel a sua noção de mundo em face das duas principais linhas de pensamento filosófico referidas. Outro momento importante do trabalho é quando os estudantes, sob a questão "o que é a mente?" são indagados sobre quais fenômenos antecedem e motivam nossas ações: fenômenos físicos, isto é, interações elétricas cerebrais, ou fenômenos mentais (emoções e sensações não palpáveis).


      Partindo de um tom sério e bastante cuidadoso, até momentos descontraídos e lúdicos, a Oficina Corpo e Mente concluiu de uma forma eficaz o seu objetivo de apresentar a filosofia como alternativa para reconstrução da realidade, das nossas noções sobre o mundo e da nossa relação interna com a vida. Melhor aprimorada e contando sempre com o apoio e da sempre animada participação do Professor Diego Wuttke Nunes, colaborador do projeto, o trabalho foi concluído de uma forma que realizou os pibidianos e ofereceu espaço para a construção de uma forte parceria e uma grande amizade entre os envolvidos.

Bolsistas de iniciação envolvidos: Gabriel Andrighetti, Ailson 
Escola atendida e Projeto: Instituto E. Cristovão de Mendonça.
Séries atendidas: 1º ano  
 Ensino Médio
Número de alunos atendidos: 55
Evento realizado em 15 de setembro de 2019

Apoio - CAPES - Programa PIBID


Nenhum comentário:

Postar um comentário