Arte e cidadania - Aula 3 e 4
A direção da escola sempre se mostrou aberta a novas práticas pedagógicas e disposta a proporcionar as condições para tal. Não foi diferente quando apresentamos a proposta de realizar uma oficina artística como forma de desenvolver a aprendizagem do conhecimento histórico a respeito do conceito moderno de cidadania, disponibilizando todo material necessário para sua realização.
Durante nossa reunião semanal - entre todos os bolsistas do núcleo de História, professor e coordenadora - selecionamos os trabalhos mais expressivos. Os grupos de alunos autores das obras receberam mais materiais para ampliar seus desenhos, pensando em praticar para pintá-los nos muros da escola.
Os demais alunos não ficaram de fora. Isso porque o uso de oficinas como prática docente não visa o resultado final, principalmente quando envolve algo tão subjetivo como a arte. Os temas cidadania e direitos humanos foram abordados ao longo de todo o processo e, coletivamente, os alunos desenvolveram suas capacidades cognitivas e afetivas.
Foto: Guilherme Dalmoro
Bolsistas: Alexia Assoni, Angélica Lemos, João Cavalheiro, Nathan Teixeira, Guilherme Galiotto e Guilherme Dalmoro
Alunos atendidos: 60 alunos do Ensino Fundamental
Supervisão: Profª Eliana Cardoso e Profº Paulo Marmentini
Apoio: PIBID/CAPES/UCS
Nenhum comentário:
Postar um comentário