quarta-feira, 5 de junho de 2019

FILOSOFIA E LINGUAGEM: novas ideias

OFICINA: FILOSOFIA DA LINGUAGEM NA ESCOLA

      

     Nos dias 28 e 29 de Maio, as bolsistas do Pibid do núcleo de Humanas do curso de licenciatura em Filosofia estiveram aplicando a oficina - “Wittgeinstein e as possibilidades da linguagem”, na escola Estadual Cristóvão de Mendonça em Caxias do Sul. 


     A oficina teve seu embasamento teórico no autor contemporâneo L. Wittgeinstein, construindo uma reflexão acerca dos diversos contextos construídos pela linguagem, assim como escreve o autor.  O conceito de  “jogos de linguagem” escritos em seu livro Investigações Filosóficas é a peça-chave para introduzir os alunos no universo da filosofia da linguagem. 
     A ideia era que os alunos percebessem a linguagem como um instrumento facilitador, e que esta é moldada conforme o contexto em que os seres humanos estão inseridos. Um exemplo é a escola, outro o local de trabalho, o hospital. todos esses locais possuem linguagens características de seu contexto. Para finalizar as oficinas, foi proposto uma dinâmica aos alunos: confeccionar cartazes com recortes de palavras e até imagens de revistas, que expressassem um pouco do contexto e da realidade em que vivem. Ao final, todos apresentaram e compartilharam suas experiências sobre a filosofia da linguagem para os demais colegas, numa roda de conversa.


Alunas: Maria Zilda, Débora e Jéssica Boeira
Alunos atendidos: 60 alunos do Ensino Médio:
Supervisão: Prof: Luis F. Biasoli e Diego
Apoio: PIBID/CAPES/UCS

2 comentários:

  1. Parabéns pibidianas, aprendi muito com vossa oficina. Sigam em frente!!!

    ResponderExcluir
  2. O sucesso nas atividades se dá muito pela sensibilidade dos pibidianos. Esta foto traduz, em muito, o que almejamos. Parabéns!

    ResponderExcluir