terça-feira, 18 de junho de 2019

PENSAR A PARTIR DO CONCEITO DE BELO

O trágico como centelha para reflexão estética


   
     Toda a atuação como pibidiano se traduz em um grande desafio, mas também em grande satisfação. Neste ano de 2019, os alunos pibidianos da Filosofia/Humanas que têm na estética seu foco de pesquisas acadêmicas - acadêmicos Gabriel e Laura -  puderam reforçar suas experiências no trabalho deste ramo importante filosófico. A atividade do Pibid realizou-se na manhã de 4 de junho de 2019 no Instituto Estadual de Educação Cristovão de Mendonça.

     Como futuros docentes, sabe-se que a prática deve levar em consideração o ambiente social em que se aplica e se insere a educação. Desta feita, sugeriu-se realizar a mesma oficina que já foi aplicada no ano anterior. A oficina sobre estética na Grécia Antiga, a partir de Prometeu Acorrentado, foi apresentada para um novo público. Agora, em período formativo diverso; se antes atuamos no 1º ano do ensino médio, agora nos apresentamos no 3º ano.  E, saibam, foi tudo diferente.

    Trabalhar o mesmo assunto em ambientes diferentes reforça a importância do planejamento para o sucesso da prática docente. Se no passado, tivemos trincheiras quase que intransponíveis, hoje nossos limites se estenderam. Sabe-se que esperar das novas gerações uma postura crítica se torna um desejo cada vez mais utópico. Mas, provocando reflexões sérias, impulsionamos o que de melhor cada cidadão tem a oferecer. Refletir sobre a questão estética, junto aos estudantes, é sempre uma oportunidade de nos pensarmos enquanto sociedade sensível.

Alunas: Laura Dewens e Max Gabriel.
Alunos atendidos: 48 alunos do Ensino Médio:
Supervisão: Prof: Luis F. Biasoli e Diego
Apoio: PIBID/CAPES/UCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário