No dia 8/10 as pibidianas Deborah e Jéssica estudantes do curso de Filosofia estiveram na escola Cristóvão de Mendonça ministrando a oficina “Wittgeinstein e as possibilidades da linguagem”, para turmas de primeiro ano do Ensino Médio.
A proposta da oficina foi de trazer uma experiência filosófica acerca da linguagem. Questões como: A linguagem se adéqua ao contexto em que vivemos no dia-a-dia? Seria a linguagem um meio que usamos para descrever, como percebemos o mundo? É perceptível na estrutura da linguagem os indivíduos se colocarem como os protagonistas da realidade e do tempo? Tais indagações nortearam o enredo da discussão.
Em um segundo momento, para finalizar a reflexão, os alunos buscaram em revistas palavras ou mesmo imagens que expressassem, de algum modo, o contexto ao qual pertencem. Posteriormente, em uma roda de conversa, os alunos apresentaram e explicaram os motivos que os levaram a escolher tais palavras e imagens. Conclui-se que quando os alunos estimulados de uma forma correta e motivadora conseguem entender muitos dos problemas filosóficos. Além do mais, percebeu-se que a linguagem tem uma importância muito grande, para dissermos quem somos nós e o que fazemos no mundo e do mundo.
Bolsistas de iniciação envolvidos: Jéssica Boeira, Debora
Escola atendida e Projeto: Instituto E. Cristovão de Mendonça.
Séries atendidas: 1º ano Ensino Médio
Número de alunos atendidos: 42
Evento realizado em 8 de outubro de 2019
Apoio - CAPES - Programa PIBID
Séries atendidas: 1º ano Ensino Médio
Número de alunos atendidos: 42
Evento realizado em 8 de outubro de 2019
Apoio - CAPES - Programa PIBID
Nenhum comentário:
Postar um comentário