ESQUEMAS NAS AULAS DE HISTÓRIA DO PIBID
Os esquemas elaborados para as aulas de História dos sétimos e oitavos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo de Almeida Neves, são feitos em conjunto com o respectivo grupo de cada turma, juntamente com o professor supervisor. Quando se inicia um conteúdo novo, em ambas as turmas, cada grupo, com o auxílio do supervisor, elabora um esquema para exemplificar e introduzir o conteúdo que será trabalhado.
Pode-se dizer que a elaboração de esquemas é um método para encontrar e explicitar significado para os materiais de estudo, assim como uma estratégia que estimula a organização daquilo que é estudado. Os esquemas fogem de uma aula tradicional, ou seja, aquela aula em que o aluno copia do quadro ou do livro, pois diferente de textos escritos no quadro, os esquemas podem ser considerados também representações gráficas, o que facilita a visualização do aluno em determinado conteúdo.
Para que possamos obter uma aprendizagem de forma apropriada é indispensável que os professores estimulem os alunos para que busquem de forma autônoma o conhecimento, bem como de que forma aquilo que estão aprendendo se relaciona com o mundo ao seu redor e com aquilo que já foi aprendido anteriormente.
Os esquemas ajudam a “simplificar" a abordagem de problemas que são apresentados de maneira complexa, onde muitas vezes encontram-se distante da realidade dos alunos. Além disso, pode servir também para que os mesmos revejam e relembrem conteúdos já estudados, recorrendo à sua memória, e fazendo vínculos com o novo conteúdo. Tornando o processo de aprendizagem mais fluído e dinâmico.
A sua elaboração, quando feita pelos alunos e/ou juntamente ao professor, pode funcionar como uma importante e eficaz estratégia aprendizagem, além de instrumento de avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário