Nos dias 28/05 e 04/06 foram realizadas as apresentações da oficina Corporeidade feminina: uma construção social. A oficina baseia-se na a obra O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir. Para poder realizar esse trabalho de inserção da filosofia, as pibidianas tiverem que ler e se aprofundar no pensamento da autora francesa que é um ícone na luta pela emancipação feminina no século XX.
O objetivo principal da atividade é esclarecer e analisar as imposições sociais atribuídas à mulher e ao seu corpo e relatar fatos e situações vivenciados nos dias de hoje que evidenciam tal distinção nas posições sociais dos sexos, contando com questões como: O que levou homens e mulheres ao longo dos anos, terem significados atribuídos aos seus corpos e a sua sexualidade? Quais fatores contribuíram para a desigualdade entre os sexos, que se situam em posições sociais distintas? Qual a relação do corpo com essas diferenças?
As oficinas atenderam turmas de primeiro e segundo ano do Ensino Médio, e, além da apresentação da obra, no decorrer das mesmas surgiram assuntos do dia a dia, bem como opiniões e reflexões da vida de cada aluno e aluna. Viu-se que quando os alunos são estimulados com temas pertinentes que afetam o universo no qual eles estão inseridos, eles respondem, participativamente, as atividades e aos questionamentos. Por meio do método dialético de debate e partilha de visões de mundo, pode-se cresce muito, a fim de nos tornarmos melhores pessoas e cidadãos.
Alunas: Amanda e Daniela
Alunos atendidos: 32 alunos do Ensino Médio:
Supervisão: Prof: Luis F. Biasoli e Diego
Apoio: PIBID/CAPES/UCS
Apoio: PIBID/CAPES/UCS
Nenhum comentário:
Postar um comentário