No ano de 2018, a Universidade de Caxias do Sul em parceria com a CAPES, por meio do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a docência - Pibid proporcionou oito bolsas aos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física e uma bolsa de supervisão para uma docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Venzon Eberle.
O Projeto Redescobrindo a Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
tem por objetivo:
- integrar os acadêmicos do Curso de Licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, promovendo a qualidade em sua formação inicial de docência na construção da identidade docente.
- possibilitar a articulação entre teoria e prática por meio da aproximação da Instituição de Ensino Superior com a escola, oportunizando assim, ao licenciando a ampliar a experiência e aplicar estratégias metodológicas inovadoras e interdisciplinares, com o propósito de transformar a prática pedagógica e a realidade constatada;
- Promover a interação dos estudantes- educadores com os professores atuantes nas escolas por meio da efetivação de atividades, possibilitando a reflexão-ação-reflexão do processo de ensino-aprendizagem.
Bolsistas Pibid - 2018 (Acadêmicos, supervisora e coordenadora) |
Iniciando as atividades na UCS
|
ESCOLA PARCEIRA
A Escola Estadual de Ensino Fundamental José Venzon Eberle iniciou suas atividades educacionais no ano de 1979, no bairro Bela Vista na cidade de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul. Atualmente ao completar 40 anos de existência, atende aproximadamente 500 estudantes do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, distribuídos nos turnos manhã e tarde. A equipe diretiva, professores e funcionários estão comprometidos em formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades, direitos e obrigações, os quais buscam aprimoramento através de diferentes saberes, desenvolvendo o senso crítico e a autonomia. A escola está integrada com a comunidade prestando um serviço de excelência, contribuindo na formação de cada educando para que sejam capazes de atuar como agentes de mudança, num ambiente participativo, aberto e integrador na valorização do conhecimento, como condição de acesso ao mundo do trabalho e ao prosseguimento de estudos para viverem em sociedade.
Jogo da Memória de Objetos
No dia 19/03/2019 foi desenvolvido o JOGO DA MEMÓRIA com o objetivo de estimular a atenção e a memória dos estudantes do sétimo ao nono ano.
A turma foi dividida em duas equipes. O professor bolsista elaborou uma sequência de objetos, utilizando coletes, bolas, chinês e cones sem que os estudantes visualizassem. A seguir a turma foi dividida em duas equipes, cada equipe delimita a sua base. Entre a base de cada equipe e a sequência inicial ficou disponibilizado os mesmos objetos distribuídos aleatoriamente.
Um elemento de cada vez desloca-se até a sequência inicial observar, dirige-se até os objetos disponibilizados e retorna a base de sua equipe e inicia a elaboração da sequência memorizada. Outro elemento realiza o mesmo percurso e complementa a sequência. Destaca-se que depois de colocar o objeto na sequência da base da equipe não poderá ser modificada até que esteja concluída. O jogo termina quando a equipe que em menor tempo organizar a sequência idêntica sugerida pelo professor. Fez-se a conferência da ordem dos objetos e realizou-se novas jogadas.
Pista de Obstáculo
Uma situação de aprendizagem
muito utilizada nas aulas de educação física é a “Pista de Obstáculo”. Tem por
objetivo levar o estudante a descobrir diferentes formas de explorar matérias e
desenvolver habilidades motoras. O professor disponibilizará diversos materiais
aos estudantes, como por exemplo, colchonetes, cones, chinesinhos (cones
pequenos), arco, corda entre outros materiais. O professor juntamente com seus
estudantes elabora a pista de obstáculos combinando que habilidade será vivenciada
em cada material.
É importante lembrar que Darido (2008) e Gallahou e Donelly (2008) salientam que o professor ao planejar suas atividades precisa priorizar o conhecimento prévio e compreender que o indivíduo é único incentivando o estudante a aprender a mover-se e a prender por meio do movimento.
A pista de obstáculo realizada
com turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental objetivou aprimorar as habilidades motoras
de pular, correr, rolar de lado e cambalhotas, noções espaciais. Para isso os
estudantes desenvolveram a seguinte sequência de atividades:
Foi disposto cinco arcos no chão,
os estudantes deveriam pular com os dois pés juntos dentro de cada arco. Na
sequência foram colocados 04 cones médios deitados que deveriam ser explorados
com o movimento de corrida em ziguezague entre os cones. Outro material
utilizado foi cones pequenos, chamados chinesinhos, os estudantes foram
desafiados a passar de lado pelos chinesinhos e como último obstáculo convidou
os estudantes a realizar um rolamento de frente (cambalhota) ou rolar sobre o
colchonete na posição deitada.
Os alunos adoraram a atividade.Além das habilidades motoras foi trabalhado o cognitivo.
ResponderExcluir